Homens da Bíblia – Pr. Paulo Freitas

Encontrando sua identidade masculina.Gênesis 12:1-9                                                                                                         Espelhando-se nos arquétipos de homens da Bíblia sagrada.
Comecemos a analisar atitudes e vivencias de alguns heróis das historias bíblicas.
Adão, usado por Deus para produzir a mulher que veio a ser sua companheira.
Até então estava sozinho representando a raça humana, Adão quer dizer Adamá que quer dizer solo, terra, por este motivo que homem tem uma ligação profunda com a terra.
Mas não obstante existem alguns arquétipos ou modelos de homens que podem muito nos ensinar com seus exemplos de vivência.
Abraão começa sua história sendo orientado por Deus a deixar a tua terra,
a tua parentela e a casa de seu pai, iniciando assim uma vida de independência, saindo da dependência do pai e da mãe conquistando assim a sua libertação em relação a eles. Analisemos alguns exemplos de filhinhos da mamãe que nunca encontram a sua identidade masculina, quando entram num relacionamento com uma mulher sempre busca a figura da mamãe e não consegue desenvolver uma relação de parceria, não conseguindo encontrar o seu caminho na vida. Eu acredito que Deus tenha dito a Abraão para sair da sua terra pois o mesmo teria que crescer em maturidade e não ficar detido nos padrões de sua infância.Abraão não foi um homem ideal pois teve o seu lado sombrio, foi um herói que falhou e teve também os seus momentos de escuridão. Mas foi convocado por Deus para ser pai de uma nação.
A Bíblia narra o caminho de amadurecimento de Abraão pelos perigos que foi exposto, ele foi o peregrino que aprendeu através de seus erros e enganos, mas foi considerado um arquétipo do verdadeiro exemplo da fé, sendo o fundador da nação de Israel o qual todos falam e tomam como referência e exemplo de homem de Deus.
Ao Senhor toda glória.

Paulo de Freitas –  Pastor da Igreja O BRASIL PARA CRISTO e membro da Comissão Ministerial de Ética (CME) da Convenção São Paulo