A Transformação e o legado da Reforma – Sociedade Bíblica do Brasil

A Reforma, que teve início em 1517, marcou profundamente a história do Cristianismo.

Os ensinos da Reforma, em suas distintas expressões, podem ser resumidos nos seguintes pilares, conhecidos como cinco solas (ou cinco Somentes).

Sola Gratia (“Somente a Graça”)

Romanos 3.24 “… sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.”

Efésios 2.8-9: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie.

Sola Fide (“Somente a Fé”)

Romanos 3.28: “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela

fé, independentemente das obras da lei.”.

Gálatas 2.16: “… sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.”

Sola Scriptura (“Somente as Escrituras”)

2 Timóteo3.16-17: ” Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”

1Pedro 1.23-25: “… pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor; a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada.”

Solus Christus (Somente Cristo)

João 14.6: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.”

Atos 4.12: “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.”

Soli Deo Gloria (Somente a Deus a Glória)

Efésio 3 20-21: “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!”

Apocalipse 5.13: “Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há,

estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro,seja

o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.”